Cidades Mortas–Monteiro Lobato. Book App Review (iOS, $9.99)

 
  • Category: Book
  • Publisher: Gol Editora
  • Updated: Aug, 21 2010
  • Version: 1.0
  • Size: 1.9 MB

Languages: Portuguese

Seller: EDITORA GOL LTDA

Customer Ratings

Current Version:
2 Ratings
BookPaidIOS

Description

Cidades mortas foi publicado originalmente em 1919, na Revista do Brasil. Reúne 25 contos, entre os primeiros escritos de Lobato, ainda estudante em Taubaté, e contos que escreveu antes de viajar para ocupar um posto no consulado brasileiro em Nova York. Neles, o autor retrata de forma crítica e bem-humorada os costumes provincianos dos povoados do interior do Brasil onde o poder é invariavelmente dividido entre o coronel fanfarrão e o vigário que faz acrósticos em latim. Mostra o Brasil de duas épocas, porém com os mesmos problemas, país onde os políticos não têm a menor preocupação social.
Nos contos transparece a transição da agricultura brasileira provocada pela grande crise do café, ocorrida em 1929. Depois da prosperidade promovida pela onda verde dos cafezais, só resta a esses lugarejos decadentes a nostalgia das grandezas de outrora: “Ali tudo foi, nada é. Não se conjugam verbos nos presente. Tudo é pretérito”. Assim se refere Monteiro Lobato a essas cidades no conto de abertura do livro. É um retrato bem nítido do que era São Paulo nos anos 1920.
Contos publicados nesta edição: Cidades mortas - A vida em Oblivion - Os perturbadores do silêncio - Vidinha ociosa - Cavalinhos - Noite de São João - O pito do reverendo - Pedro Pichorra - Cabelos compridos - O "Resto de Onça" - Por que Lopes se casou - Júri na roça - Gens ennuyeux - O fígado indiscreto - O plágio - O romance do chupim - O luzeiro agrícola - A "Cruz de Ouro" - De como quebrei a cabeça à mulher do Melo - O espião alemão - Café! Café! - Toque outra - Um homem de consciência - Anta que berra - O avô do Crispim.

Screenshots

Top Book Apps

Loading More Awesome Apps...